Por Ruy Cavalcante

Observando nossas igrejas podemos facilmente encontrar inúmeras fontes de absurdos praticados no meio cristão (??) nos dias de hoje. A criatividade de nossos líderes não tem fim e o desejo de se afirmar no ministério contribui, alimenta este “dom”. Mas nada esculhambou mais a nossa saúde mental do que as músicas (mantras) evangélicas produzidas neste tempo de “avivamento”.

Para começar são raras aquelas que adoram ao Senhor. O fato de uma música ter sido composta por evangélicos super astros gospeis não a torna, como num passe de mágica, uma composição de adoração a Deus. Se fizermos uma comparação com músicas de 10 anos atrás veremos diferenças enormes nas letras. Incrível como em pouco tempo esquecemos o que é bom na vida. De certa forma isso explica porque o povo de Israel esquecia tão facilmente de Deus, bastava aparecer alguém ou alguma coisa que agradassem seus egos.

Por falar em ego, estas novas “composições gospeis” são a mais descarada “casa de massagem” para egos evangélicos. São totalmente antropocêntricas e, em boa parte delas, os nomes de Cristo, Deus ou Espírito Santo sequer são citados, mas uma boa ordem ou “pedido” de vitória não pode faltar. Façam o teste e verifiquem se o homem não está no centro da maioria delas, seja pedindo, determinando, recebendo ou se gabando.

Mas o pior de tudo é que, além de não adorarem e de serem antropocêntricas, elas são fonte inesgotáveis de heresias e o povo, que já se acostumou a não ler e meditar na Palavra de Deus (para isso temos nossos gurus espirituais, semideuses e apóstolos tupiniquins) acaba absorvendo tudo como a mais altíssima verdade, e ai de quem se pronunciar ao contrário.

Como forma de ilustração, vou citar alguns trechos de músicas que vieram em minha cabeça enquanto escrevia este post, utilizando um pouco de humor do tipo “rir para não chorar”. São eles:

1 - Melô do herdeiro do Rei doente (Toque no Altar – Reinar em vida)

“Eu só preciso acreditar
Chegou minha vez de celebrar
Reinar em vida eu vou”

OBS.: Na minha Bíblia, dentro da Nova Aliança, só existe um Rei, e não sou eu: (Mt 21:5 e muitos outros).

2 - Melô do fã de Santos Dumont (Filhos do Homem – Voarei)

“Voarei em Tua presença
Serei firme sobre a Rocha
A tristeza não pode mais me alcançar”

OBS.: Além de demonstrar exagerado respeito à aviação, este trecho, especialmente a última frase, esconde outra grande heresia: explica para os primeiros apóstolos (por exemplo) que a tristeza não pode alcança-los... (Rm 9:2; At 16:19-24 e muitos outros)

3 - Melô do latifundiário dedo-duro (Toque no altar – Vou ganhar no grito)

“Ao som da minha voz
Os inimigos tremerão
Mas esta terra é minha
E não vou me calar”

OBS.: Quando foi que Deus me prometeu esta terra? Na minha Bíblia, Deus me promete o “céu” (Jo 14:1-4 e muitos outros)

4 - Melô do aniversariante desviado (Toque no altar – Eu vou viver uma virada)

“Meu Deus já decretou: este é meu dia!
Minha virada festejar!”

OBS.: Se a música fosse o testemunho de um cristão antes de sua conversão tudo bem, embora não encontre bases bíblicas para a expressão “este é meu dia”, porém não é o caso. Trata-se apenas de mais um mantra gospel nonsense.

5 - Melô do crente suicida (Fernandinho – Fogo consumidor)

“Fogo consumidor, vem arder em nós”

OBS.: Este é o cúmulo do remorso gospel. Pedir pra ser queimado pelo fogo consumidor? Essa elite gospel sabe o que é fogo consumidor pelo menos? Bom, na minha Bíblia o fogo consumidor possui ligação direta com a ira de Deus. Eu quero é a misericórdia dEle e seria prudente da parte deles pedir o mesmo (Is 30:30; Hb 12:27-29 e muitos outros)

Esta é clássica.
6 - Melô da vítima do cobrador de ônibus (Toque no altar – Restitui)

“Restitui!
Eu quero de volta o que é meu”

OBS.: Agora somos senhores de Deus e damos ordens para Ele nos devolver aquilo que afirmamos ser nosso. É meus irmãos, Deus não mata mais...

Seria necessário um blog inteiro somente sobre este assunto para citar apenas trechos de músicas inúteis, mas observem e respondam vocês mesmos: Estas músicas estão centralizadas em Cristo ou no homem? Estes trechos possuem bases bíblicas ou servem apenas para massagear nossos egos e iludir nossos desejos pessoais?

Que falta nos faz uma boa e velha harpa cristã...

Fonte da imagem: www.pulpitocristao.com