Por Ruy Cavalcante

Acho que não é novidade para ninguém o conceito de que amar não é apenas um sentimento, mas uma atitude, afinal de contas, amar é verbo, não substantivo.

Acredito que todas as vezes que você perguntar em sua comunidade cristã quem ama a Deus, todos responderão positivamente. Provavelmente ninguém responderia que não ama ou que não tem certeza se ama ou não.

Porém “amar a Deus” não se resume em gostar de Deus ou em acreditar nEle. Uma vez que amar é uma ação, uma atitude, posso afirmar sem dúvidas que a principal ação que envolve “amar a Deus” é a obediência à sua Palavra, às suas leis. Senão vejamos:

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. (João 14:21)

Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. (João 15:14)

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor”. (João 15:10)
Jesus não deixa dúvidas quanto à necessidade de demonstrar esse amor pela obediência, uma vez que ela prova se nosso amor é genuíno ou apenas um discurso vazio.

Dessa forma, gostaria de citar alguns desses mandamentos para que possamos responder a esta pergunta adequadamente e para que possamos nos despertar para o que Jesus ordenou que praticássemos.

1 º - Pregar o evangelho e fazer discípulos (Mateus 28:18-20) – Se você respondeu que ama a Deus, então com certeza você obedece a este mandamento, correto?

Esta talvez seja a ordem de Cristo mais repetida dentro das igrejas justamente por ser essencial para quem se torna seu discípulo. É impossível você afirmar que ama a Deus e não obedecer sequer a ordem mais geral e universal para a igreja enquanto corpo. Pregar o evangelho não é responsabilidade apenas de pastores, mestres a evangelistas, mas de todos aqueles que professam o nome de Cristo e que dizem amá-lo.

Se você acha que ama a Deus e a única coisa que faz por Ele é tocar algum instrumento no coral, limpar a cadeiras do templo ou fazer a recepção dos cultos (por exemplo) pode estar enganando a si mesmo. Quem ama a Deus prega o evangelho, seja no púlpito, ou no trabalho, na faculdade, no bairro, nas conversas com amigos, na internet, no twitter, etc.

2º - Amar os outros sem o requisito do merecimento (João 15:12) – Obviamente que, se você respondeu que ama a Deus, o padrão para o amor que você pratica para com seus irmãos e seu próximo segue o mesmo padrão de Cristo, ou seja, independe do merecimento de quem se ama.

O mandamento de Cristo é que devemos amar como Ele amou e não como nós achamos que devemos amar. Jesus não amou apenas seus amigos ou as pessoas que o faziam bem, pelo contrário, Ele nos amou sendo nós ainda pecadores (Romanos 05:8), logo, se você ama a Deus também ama seus irmãos e seu próximo mesmo quando eles não te recompensam por isso, seja com a reciprocidade ou com qualquer outra vantagem que pode surgir a partir da prática do amor. Amar os nossos amigos é uma prática que as pessoas que não servem a Cristo fazem naturalmente, isto não nos torna diferentes de ninguém.

3º - Negar seus próprios desejos em favor de Cristo (Mateus 16:24) – Se você ama realmente a Deus, nada mais natural que você busque fazer aquilo que o agrada, mesmo que para isso seja necessário abrir mão de coisas que te dão prazer.

Ora, Jesus não veio ao mundo, sofreu e morreu pelos nossos pecados para que pudéssemos ter uma vida divertida e sim para que fossemos salvos da condenação certa. Para isso Jesus exige renúncia, obediência e santidade. Essa mudança de vida é essencial para aquele que afirma amar a Deus, assim como João Batista pregou, devemos produzir frutos dignos de arrependimento, isso significa mudança de atitude frente ao pecado que outrora foi natural.

Com certeza este texto seria enorme se eu tivesse a pretensão de enumerar e comentar todos os mandamentos de Cristo para seus discípulos, porém acredito que estes três já sejam suficientes para que possamos responder a esta pergunta sem vacilar. Portanto, se você obedece estes mandamentos, possivelmente suas palavras são verdadeiras quando afirma amar a Deus, doutra maneira, caso não esteja agindo em conformidade com estas ordens, é melhor começar a mudar de atitude e agir antes que o ladrão venha e seja tarde demais.

Pense nisso...