Por Leonardo Gonçalves
Soteria não é apenas salvação metafísica, mas cura das doenças, da fome, do abandono. "O evangelho todo, para o homem todo" foi o brado de Lausanne, e a este grito eu também faço coro.
Dói dentro de mim ver o quanto a igreja de Cristo, que deveria ser sal e luz influenciando o mundo por meio das boas obras (palavras de Jesus), as quais foram preparadas por Deus de antemão para a observância dos santos (Ef 2.10), têm cedido a essa doença chamada consumismo, comercializando benesses divinas numa relação custo/benefício, enquanto milhares de pessoas vão dormir com o estômago vazio todos os dias.
"Dai-lhes vós de comer!", disse Jesus. Por isso, muito mais que criticar o comunismo ou o capitalismo, convém que eu, enquanto igreja, alimente estes miseráveis. É disso que o profeta fala em Deuteronômio 15.5, e foi essa a recomendação que Paulo recebeu no primeiro concílio eclesiástico (Gl 2.10). Dicotomizar a missão da igreja (missão espiritual x missão social) só vai contribuir para o agravamento da miséria no mundo. O evangelho é integral!
Falar da missão social da igreja a uma sociedade "cristã" que reza todos os dias pela cartilha do capitalismo é uma missão difícil e árdua. A consciência evangélica, de um modo geral, está embotada para esta realidade, e só Deus pode despertá-la.
Há vários perigos que cercam a igreja. As heresias são um deles. O outro, muito mais sutil, é a ortodoxia em detrimento da ortopraxia, a crença politicamente correta que nada produz. Precisamos manter nosso coração livre de ambas se quisermos ser relevantes em nossa missão.
.....
Minha opinião:
Boa parte de nós, cristãos evangélicos, estamos tão engessados dentro de uma visão capitalista e secularizada que permitimos que nossos valores sejam moldados pelas suas filosofias. Hoje em dia parece heresia falar em repartir nossas riquezas com quem não as possui, mas é justamente isso que o Evangelho de Cristo nos ensina. Precisamos valorizar menos as conquistas pessoais e as coisas materiais, e muito mais o ser humano.
.....
Postado originalmente em: http://www.pulpitocristao.com/2010/04/pregacao-acao-social-hipocrisia.html com o título "Pregação - ação social = hipocrisia"
4 Comentários
Irmão uma benção de mensagem, temos sim como cristãos olhar em volta do mundo em que estamos e priorizar Amar o próximo.
ResponderExcluirhttp://vidasimpactando.blogspot.com
Cláudio Muniz
É verdade irmão... embora eu reconheça que "uma andorinha não faz verão", sei que ela pode ao menos regar a terra que estar em sua volta.. e se várias andorinhas resolverem fazer o mesmo, poderemos ter um bairro melhor, uma cidade melhor, um país melhor, um mundo melhor...
ResponderExcluirDevemos ser essas andorinhas urgentemente
Deus é amor,temos q imita-lo.se doar ao outro independente de cor,classe social,sexo,credo. o outro é nosso irmão,chega de botar o evangelho debaixo do braço e ir para a igreja passando por cima dos meninos de rua,mendigos,protitutas,bêbados e ainda por cima,julgando que tais pessoas vai para o inferno.cadê o amor ao próximo?
ResponderExcluirÓtimas colocações irmão lito... ir para a igreja não significa muita coisa hoje em dia, especialmente quando isso não se reflete numa vida transformada, capaz de amar.
ResponderExcluirSomente comentários ofensivos serão moderados. Discordar de mim não é pecado, então discorde à vontade.