É inevitável sofrer




Por Ruy Cavalcante
"Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram". (Jó 11:13-16)

Existem muitas razões para o sofrimento. Às vezes são frutos de erros nossos, às vezes erros dos outros, erros de quem amamos. Contudo, na maioria das vezes parecem ser consequências da própria odisseia da vida.

Por ser inevitável, isso (o sofrimento) não é tão importante, mesmo que nos faça ter dias nebulosos. Não é importante, mas não se pode ignorar que não é fácil quando o dia mal chega, quando a dor invade, quando a sensação de ter perdido surge esmagando nossa alma.

Mas há uma forma de se conseguir superar a dor, e torna-la apenas uma lembrança embaçada. Quando nos dispusermos a Deus, quando Ele for reconhecido como o Elo que dá a vida e a mantém, e mediante isso orientarmos esta mesma vida em favor de Sua glória.

Quem vive dessa forma será comparado a casa edificada sobre a rocha, disse Jesus. A doença, a traição, a catástrofe ou a necessidade não serão capazes de derrubar a vida de quem teve seu coração realmente ligado a Deus, e a única forma de se unir a Ele é mediante a cruz de Cristo.

Com Ele podemos suportar todas a coisas, pois nos fortalece. Como Ele nada nos separará do amor de Deus, que nos sustenta.

Se isso acontecer, conseguiremos falar como o apóstolo Paulo, a respeito de suas próprias, e graves, aflições:

"pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles". (2 Co 4:17)

A Graça de Deus sustém o universo, e sua Glória se manifesta em tudo que vive, em tudo que existe. Viver para a Glória de Deus é a resposta para o sofrimento humano.

Viver para a glória de Deus. Amar para a glória de Deus. Perdoar para a glória de Deus. Resistir para a glória de Deus.

Nessa odisseia da vida, necessitamos dEle. Não esqueça.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O sofrimento é inevitável para nós que somos humanos, falhos e sem nenhum poder. Mas, para Deus é diferente. Se depositarmos a nossa confiança nEle as nossas dores e sofrimentos irão passar. Ótimo post parabéns.

    www.ocristaocriativo.com
    @cristaocriativo (twitter)

    ResponderExcluir

Somente comentários ofensivos serão moderados. Discordar de mim não é pecado, então discorde à vontade.