31 de Outubro, Dia da Reforma Protestante.


Hoje, dia 31 de Outubro, comemora-se o 496º aniversário da Reforma Protestante. Aproveito então a oportunidade para conclamar a Igreja Verdadeira e invisível de Cristo a retornar aos princípios básicos do Evangelho, uma vez que estamos vivendo um momento onde este tem sido substituído por doutrinas espúrias, que negociam a Graça de Deus, e a colocam sob a tutela de coisas perecíveis, mundanas e terrenas como o dinheiro.

Dessa forma reafirmo as Cinco Solas do protestantismo, orando para que os amados irmãos se submetam única e exclusivamente ao Verdadeiro Evangelho de Jesus, agora, e sempre, independente dos resultados que essa decisão possa causar.

Segue a Declaração de Cambridge, onde constam as Cinco Solas:

1 – SOLA SCRIPTURA

Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.

Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.

2 – SOLO CHRISTUS

Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.

Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.

3 – SOLA GRATIA

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

4 – SOLA FIDE

Reafirmamos que a justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé e somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.

Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.

5 – SOLI DEO GLORIA

Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.

Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, pessoal do Intervalo Cristão, gostei muito de terem lembrado dessa importante data do protestantismo. Como posso enviar uma sugestão de pauta? Vcs podem me enviar um e-mail com o contato ? >> nirvana.jornalismo@gmail.com Obrigada, irmãos. Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  2. Ola Nirvana Lima, paz.

    Grato pela seu comentário, caso deseje pode enviar email para ruycker_ac@hotmail.com, estou sempre a disposição. Grande abraço e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Somente comentários ofensivos serão moderados. Discordar de mim não é pecado, então discorde à vontade.