Atos profeticamente patéticos

Por Ruy Cavalcante

Não é novidade para ninguém meu posicionamento firme em relação ao que é verdadeiro dentro do âmbito das práticas cristãs. Para mim, se for bíblico é verdadeiro, é de Deus, se não for bíblico, se não foi ensinado na palavra de Deus, não é dEle logo, é maldito (Gl 1:8).

Não há a mínima margem para eu relativizar esse meu posicionamento, embora eu reconheça ter isso um ar de radicalismo xiita.

Posto isso, gostaria de fazer alguns comentários sobre uma prática comum dentro de boa parte de nossas igrejas, especialmente entre as adeptas do movimento neopentecostal (apesar de a maioria delas negar fazer parte desse movimento). Em poucas linhas, falarei sobre os “Atos proféticos”.

Bem, por profecia entende-se uma mensagem enviada diretamente de Deus, por intermédio de seus servos, geralmente denominados profetas. Se o remetente for qualquer outra pessoa, a mensagem não pode ser considerada uma profecia (Ez 13:7-8; Jr 23:16-18).

Dessa forma, podemos considerar (se é que existem) “atos proféticos” como atitudes que anunciam uma mensagem de Deus, podendo ser um acontecimento, um alerta, etc.

Os que ensinam tais práticas têm, como principal fonte doutrinária, a passagem do vale de ossos secos, descrita em Ezequiel 37. Ora, posso perfeitamente, através desta passagem, considerar que atos proféticos existem, embora me pareça que tal conclusão, baseada apenas nesta passagem, pareça ser meio que forçada. Mas até mesmo numa leitura superficial, podemos perceber claras diferenças entre os “atos proféticos” ensinados e praticados hoje em dia, e este, levado a cabo pelo profeta Ezequiel.

Vou direto ao ponto, veja só o que diz os versos 3 e 4:
Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor”.

Claro como a neve não? Ainda que alguém considere isso um verdadeiro ato profético, foi uma ação ordenada diretamente por Deus!

Ezequiel não planejou nada, não elaborou nenhum plano com a igreja, não fez jejum, não invocou anjos, ele simplesmente obedeceu ao que Deus o mandou fazer. Nada partiu da própria vontade de Ezequiel, nada.

Apesar da clareza desta passagem, hoje em dia as pessoas simplesmente não se importam com a verdade bíblica, com os alertas de Deus contra os que profetizam falsamente, elas realizam seus planos mesmo que isso contrarie os ensinamentos imutáveis de Deus.

Muitos de nós apenas nos importamos com uma coisa: Crescimento. Se nossas atitudes promoverem o crescimento da igreja, tocamos o barco em frente, pois crescimento numérico traz consigo muitas outras vantagens. Poder de barganha política, aumento da arrecadação, credibilidade ministerial, e por ai vai. Por isso agimos contra a palavra de Deus sem o menor pudor.

Não me estenderei nessa questão, mas afirmo com total convicção: Os atos proféticos promovidos por nossa geração são apenas mais um câncer que assola a igreja. Atos realizados sem a ordenança expressa de Deus, delírios absurdos que iludem o povo tão sedento de amor, paz e justiça, mas que muitas vezes só encontra lobos vorazes nas cadeiras eclesiásticas, prontos para depenarem o primeiro leigo que aparecer nas fileiras de sua “igreja”.

São na verdade atos patéticos, de uma turma que tenta de todas as formas tornar a igreja num grande circo, onde palhaços são a atração principal.


Fonte da imagem: www.mir12.com.br

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Caro irmão Ruy,
    Dentro da minha visão das coisas, acredito que sua postura, nada tem de radical, pois entendo que ser apegado às verdades do evangelho, nada de radicalismo pode daí sair.
    Radical verdadeiramente radical, foram Jesus Cristo e seus Apóstolos.
    Considerando bem, em meio à mentira, engano, e volta a posturas superadas na Crua, a VERDADE, essa sim é radial.
    Deus possa ter paciência e misericórdia de todos nós.
    V.D.M.I.Ae.
    Guaracy Maartins
    buscas-do-barão.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão, me permita retificar meu comentário, onde se lê crua, leia-se cruz.
    Abraços
    Guaracy Martins

    ResponderExcluir
  3. Paz irmão Guaracy, usei a expressão "radicalismo" por entender que é assim que muitos crentes de hoje em dia denominam quem se posiciona ortodoxamente em relação a bíblia. Eu na verdade concordo com vc, fazer o que é certo e viver o que é verdadeiro não pode ser considerado radicalismo, é apenas a coisa certa a se fazer... radical é quem vive no limite do perigo, se deixando levar por fábulas e delírios que negam o evangelho, mas infelizmente eles não enxergam assim e precisei me fazer entender...

    ResponderExcluir
  4. A Paz de Deus irmão Ruy.
    Gostei muito desta tua postagem.
    Acho que um dos problemas da igreja atualmente é usar certos termos como uma verdade bíblica. Assim como muitos ministros usam o termo ato profético e outros usam o termo reteté para a manifestação do Espírito Santo.
    Parece que estas coisas viram bordões cristãos.
    Considero certos atos proféticos como nada mais doque uma profecia que vem de Deus, ou realmente ministros com falta de entendimento ou aproveitamento disto.
    Temos que ter discernimento.
    E que a Paz de Deus esteja contigo.

    ResponderExcluir

Somente comentários ofensivos serão moderados. Discordar de mim não é pecado, então discorde à vontade.