Espiritual x racional?

Por Ruy Cavalcante
.
Tenho observado bastante o comportamento de boa parte dos cristãos de minha região frente a assuntos de caráter espiritual. Percebi que existe uma grande confusão relacionada às coisas espirituais ou a vida espiritual que devemos levar.

Esta confusão encontra-se no antagonismo que se faz entre a espiritualidade e a racionalidade do ser humano. Oposição essa totalmente inexistente no ambiente bíblico. Não existe esta separação. Espiritual não é o contrario de racional, antes espiritual é o contrario de carnal e racional o inverso de emocional.

Em consequência disso nós, os cristãos, temos deixado de pensar nossa fé e, como disse Agostinho, “a fé que não é pensada não é nada” ou ainda mais recentemente como afirma John Stott, “crer é também pensar”. Este conflito tem se tornado tão sério que acabamos por praticar em nossas igrejas o que antes atacávamos com entusiasmo.

Tornou-se comum presenciarmos dentro das igrejas “trabalhos” contra “olho gordo”, banhos de sal grosso, sabonetes sagrados. Também nos entregamos a busca de anjos de fogo, canelas de fogo, sapatos de fogo, voz de trovão, unção de animais e todos os abusos e absurdos que a mente humana é capaz de criar ou copiar.

Infelizmente este quadro não é privilégio de meu querido Estado do Acre. Observo através da grande rede, jornais e revistas especializados e notícias de amigos que o Brasil inteiro tem sofrido com esta guerra entre razão e espírito. Nossas músicas refletem continuamente isto. Somos influenciados a tocar nos mantos, nas arcas, reinarmos em vida, tomarmos posse de tudo que nos cerca, mas pouco se fala em entregarmos alguma coisa a Deus ou ao próximo. Pouco se fala em abençoarmos os irmãos e entregar-lhes um amor incondicional. Parece que espiritual se resume em experiências sobrenaturais, as naturais não tem valor. Amar não é tão bem visto quanto profetizar e ter “revelações do mundo espiritual”, mesmo que estas profecias sejam na verdade profetadas e a revelações, revelamentos.

O que seria mais espiritual, orar em línguas incessantemente durante um culto inteiro ou entrar em comunhão durante meia hora com os visitantes de sua igreja, incentivando-os a servir o nosso Deus maravilhoso, fazendo amizade verdadeira e, por que não, pagando um lanche do seu próprio bolso na cantina da igreja?

Penso (e que pecado parece ser pensar hoje em dia no mundo “gospel”) que demonstrar amor verdadeiro por alguém vale mais do que mil horas em oração pedindo, como sempre, aquilo que desejamos. Penso que o evangelho de Cristo é simples, espiritual e racional e não nos obriga a imitar animais, nos arrastando no chão para demonstrar um espiritualidade que não se confirma com obras dignas de arrependimento. Tenho convicção de que os casos de desmaios contidos no texto bíblico se referem a experiências pessoais e não a doutrina litúrgica e que coração quebrantado se trata de coração transformado, não emocionado.

Já passou da hora de considerarmos a razão como uma dádiva de Deus ao ser humano, justamente aquilo que nos diferencia dos outros animais. Fazer uso deste dom não significa ser influenciado por satanás. Significa justamente o contrário, ser usado por Deus, de forma espiritual, pois a ordem é que o adoremos não somente em espírito, mas também em verdade, e como reconheceremos a verdade senão através da razão? Estejamos atentos o quanto antes para o alerta do profeta Isaias:
“Quando os seus ramos se secam, são quebrados; vêm as mulheres e lhes ateiam fogo; porque este povo não é povo de entendimento; por isso aquele que o fez não se compadecerá dele, e aquele que o formou não lhe mostrará nenhum favor.” (Isaias 27:11)
.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Concordo muito com suas palavras mais vc há de convir comigo que ser racional não é o grande problema que nos deixa enganados e cegos a algumas praticas erradas e doutrinas infundadas certo?
    Vejamos então o que é ser racional!?Segundo o (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)Racional significa em nosso contexto ser pensante,dotado de raciocínio.E bom pelo que sei todos nós somos capazes de fazê-los, é algo que fazemos constantemente....pensar...diferir o certo do errado, o bom do ruim, o que queremos e o q não queremos!!
    Mais no sentido de racionalidade á palavra de Deus, como muitas pessoas não são capazes de olhar e distinguir o que de fato é de Deus e o que não é?? Pq a racionalidade quando se trata de questões espirituais ela é simplesmente posta de lado dando lugar as nossas satisfações pessoais e ao seguimento do que é errado!!
    O que acontece com a maioria dos Cristãos que deixam simplesmente colocar a sua razão de lado e começam a dar valor e significância aquilo q de fato não é que é realmente importa!!
    Onde está a verdadeira razão em relação a palavra de Deus, quando os muitos homens de fé deixaram de lado o q realmente era importante para satisfazer pessoas e a si mesmos!!O q eu sei é que nós não temos recebido o espírito deste mundo, e sim o Espírito que vem de Deus para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.O espírito desse mundo se revela no comportamento dos homens carnais, e eu espero que os poucos homens de Deus que agem de forma racional e espiritual a palavra de Deus não se deixem levar pela “moda da hora”.

    ResponderExcluir
  2. Concordo muito com suas palavras mais vc há de convir comigo que ser racional não é o grande problema que nos deixa enganados e cegos a algumas praticas erradas e doutrinas infundadas certo?
    Vejamos então o que é ser racional!?Segundo o (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)Racional significa em nosso contexto ser pensante,dotado de raciocínio.E bom pelo que sei todos nós somos capazes de fazê-los, é algo que fazemos constantemente....pensar...diferir o certo do errado, o bom do ruim, o que queremos e o q não queremos!!
    Mais no sentido de racionalidade á palavra de Deus, como muitas pessoas não são capazes de olhar e distinguir o que de fato é de Deus e o que não é?? Pq a racionalidade quando se trata de questões espirituais ela é simplesmente posta de lado dando lugar as nossas satisfações pessoais e ao seguimento do que é errado!!
    O que acontece com a maioria dos Cristãos que deixam simplesmente colocar a sua razão de lado e começam a dar valor e significância aquilo q de fato não é que é realmente importa!!
    Onde está a verdadeira razão em relação a palavra de Deus, quando os muitos homens de fé deixaram de lado o q realmente era importante para satisfazer pessoas e a si mesmos!!O q eu sei é que nós não temos recebido o espírito deste mundo, e sim o Espírito que vem de Deus para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.O espírito desse mundo se revela no comportamento dos homens carnais, e eu espero que os poucos homens de Deus que agem de forma racional e espiritual a palavra de Deus não se deixem levar pela “moda da hora”.

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos pela visita no nosso blog!Abençoado seu blog. Continue assim semeando a Palavra de DEus!Graça e Paz irmão!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom irmão!

    Acrescentaria só mais dois versículos:

    Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o CULTO RACIONAL de vocês.
    Romanos 12:1 (Nvi)

    e

    Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.
    Oséias 4:6 (Nvi)

    A paz maninho!

    ResponderExcluir
  7. Amém maninha Ana,

    Eu não acrescentei estes pq achei muito manjados na época, queria inovar ehehehehhehehehehehheh

    Deus te abençoe sempre, paz.

    ResponderExcluir

Somente comentários ofensivos serão moderados. Discordar de mim não é pecado, então discorde à vontade.