Coração quebrantado e contrito...

Outro dia, discutíamos fervorosamente no interior de meu carango sobre a essência de certa música. Eu, como dono e, portanto mandatário do carro, estava a ouvir uma musica evangélica no ritmo do pagode. Meus caronas reclamando muito diziam que não conseguiam adorar com aquela música por ser sobremaneira rápida demais e num ritmo bastante “alternativo” para seus padrões. Tentei me defender afirmando que o mais importante daquela ou de qualquer outra musica estava naquilo que ela dizia em sua letra, em sua essência.

Cheguei a considerar que músicas bastante tocadas nas igrejas não “dizem” metade do que aquela estava pronunciando e como exemplo citei uma que diz: “Derrama tua shekinah sobre nós”.

Acabei afirmando que esta frase só possui significado para os “crentes antigos”, pois estes conhecem ou pensam conhecer o sentido de “derramar a shekinah” e continuei argumentando que os visitantes e neófitos não tinham idéia do que estava sendo proferido ali e, portanto, perdia-se o sentido. Foi-me contra-argumentado que a referida música “quebrantava” o nosso coração, uma vez que, sendo tocada, muitas lágrimas rolavam e um clima todo diferente se formava. Chegamos a nosso destino e a discussão morreu por ali mesmo, porém pensei bastante sobre esse assunto durante a semana. Não sobre as músicas ou sobre quem “venceu” o debate, mas sobre o que de fato seria um coração quebrantado e contrito.

Busquei então o significado de ambas as palavras, que aparecem juntas no Livro de Salmos na seguinte conotação:
“ O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado;
ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (51:17)

A palavra “quebrantar” possui sempre um significado semelhante nos mais variados contextos bíblicos. Ela se refere à destruição ou enfraquecimento de algo, neste caso, do coração (e do espírito) do ser humano. Isso traz um significado tremendo. Alguém que tem seu coração quebrantado, o tem enfraquecido para suas próprias paixões, destruído para suas vontades. É aquilo que chamamos de “esvaziar-se a si mesmo e encher-se de Deus”. Por contrição entende-se, e entendo eu, como um arrependimento definitivo, portanto sincero e completo, uma mudança completa de vida, de direção.

Não pretendo me aprofundar teologicamente neste assunto, talvez não tenha condições para isso, mas gostaria de continuar pensando nisso. Baseado em meu último post (O céu sempre atrapalhou os cristãos...), todas as lágrimas que rolam em nossas igrejas têm verdadeiramente sido reflexo de um quebrantamento ocasionado em nosso coração? Estas músicas têm trazido contrição ao coração daqueles que por elas são “tocados”? E por fim, o dia seguinte àquele em que choramos durante um momento de oração e louvor, onde o clima espiritual se estabelece, tem sido caracterizado por uma postura diferente da que tínhamos antes de termos nosso coração quebrantado?

Aguardo comentários. Eu também busco uma resposta...

Postar um comentário

38 Comentários

  1. irmão, vou te apoiar nisso ai, concordo contigo falou...depois tu me paga por concordar com o q tu fala,rsrs
    vanessa

    ResponderExcluir
  2. creio que o coração quebrantado é aquele que reconhece o quando precisa diminuir para se achegar à Deus, àquele que percebe que é dependente. muitas vezes, diante das aflições, nos sentimos tocados ao ouvirmos uma música e nos derramamos ali, creio que o alivio que se sente, seja pela sinceridade que o coração expressa pra Deus.O coração contrito Deus não despresa. esse é o meu pensamento sobre o quebrantado coração. ligia bastos

    ResponderExcluir
  3. Creio que algumas vezes esse "alívio" pode se tratar de sinceridade do coração, mas percebo que isso acontece com a minoria.. pois de que adianta alívio se no outro dia a vida continua a mesma e o pecado continua algo natural? Um coração quebrantado e contrito é tbm um coração transformado, inclinado para Deus...

    ResponderExcluir
  4. coração contrito é aquele que é transformado pelo poder de Deus, é aquele que nasce no Espírito de Deus e busca a cada dia sua santificação. É aquele que sabe que é totalmente dependente da graça de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Exatamente Marina, perfeita colocação, não basta derramar lágrimas, tem que ser tranformado por Deus...

    ResponderExcluir
  6. Já pensou se para demonstrar que se tem um coração quebrantado fosse preciso chorar? O mundo estaria repleto de pessoas chorando 24 horas por dia. Cada hora o "povo" que se intitula de Deus me surpreende com as más interpretações da palavra. Deixo um recadinho aqui: Leiam a Bíblia e parem de padecer por falta de conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. É verdade caro irmão anônimo... lágrimas e "beicinhos" não mudam nada...

    ResponderExcluir
  8. CORAÇÃO CONTRITO É QUANDO SOMOS HUMILDES E CONFESSAMOS QUE PRECISAMOS DE DEUS PARA TUDO,QUE TU ÉS O SENHOR....EU ACREDITO QUE QUANDO AS PESSOAS CHORAM ,NÃO ESTÃO INTERPRETANDO ,MAS SIM , REALMENTE FORAM TOCADOS POR DEUS ,NO MOMENTO....SÓ QUE NO DIA -A -DIA ,SÃO FRACAS E COMETEM PECADOS NOVAMENTE.VAMOS PEDIR PARA SER FORTE E NUNCA SAIR DA SUA PRESENÇA ....OBRIGADA MEU DEUS POR TUDO E CONTINUE COM SUA PRESENÇA MARAVILHOSA NAS NOSSAS VIDAS!COMO DIZ A LETRA DA MUSICA:O MEU DEUS É FORTE ,JUSTO E VERDADEIRO, MESMO EU SENDO FRACO ,FALHO E PECADOR SEMPRE ME AMOU...

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente? Lágrimas não me tocam, pois em minha própria igreja já vi pessoas chorando copiosamente durante uma ministração e logo após o culto estava transando em estacionamentos.. e esse é apenas um único exemplo de casos que eu mesmo fui testemunha.

    Coração quebrantado e contrito não é isso, é bem diferente, que o diga o salmista (Salmo 15)

    ResponderExcluir
  10. Coração Quebrantado, como a palavra mesmo diz, Significa "Quebrar", Se alguma coisa fez com que ela fosse quebrada, Então Haverá enfraquecimento como foi colocado no Texto, e é o que devemos buscar, todos os dias, Ser Tocados pelo espirito santo, e deixar ser quebrantado pelo amor infinito do nosso Abapai! e mais uma coisa, Não é facil chorar por alguma coisa, Mas um Choro por Quebrantamento do espirito santo em nós, è Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. Glórias a Deus por sua visão irmão ricardo, é bem por ai.. um homem (ou mulher) com coração quebrantado está com seus desejos (do coração) quebrados, passando a viver de acordo com os desejos de Deus...

    Paz

    ResponderExcluir
  12. Devemos nos prostar diante de Deus com lágrimas, louvores,adorando a ele em espírito e em verdade.lágrimas mudam muito porque cada lágrima para Deus é uma frase, com lágrimas ou com oração,jenjun, os ouvidos de Deus nunca estará tapados ,para atender um coraçaõ quebrantado ou ouvir um clamor...

    ResponderExcluir
  13. Se não houver uma disposição do coração para Deus, com humildade e submissão o ser humano ficará a mercê dos vendavais da existência.

    ResponderExcluir
  14. William Borges27 maio, 2011 13:40

    Realmente algumas músicas ditas "de Adoração" podem levar muitas pessoas a se entregarem a um certo emocionalismo que acaba fazendo as mesmas acharem que houve um quebrantamento sobrenatural em suas vidas, quando tudo não passou de uma emoção natural. Isso pode levá-los a não buscarem um genuíno quebrantamento, condenando elas mesmas a uma mesmisse espíritual que pode perdurar por anos.

    Como o texto diz "Por contrição entende-se, e entendo eu, como um arrependimento definitivo, portanto sincero e completo, uma mudança completa de vida, de direção"; Os resultados de um genuíno quebrantamento é a mudança de atidudes, conversão. Afinal, você conhece a árvore pelos seus frutos!

    ResponderExcluir
  15. Ruy Cavalcante27 maio, 2011 17:06

    Ótima contribuição irmão Wiiliam Borges. Esta autocondenação esta cada dia mais latente no meio gospel, ainda mais se considerarmos que ela acontece inconscientemente...

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  16. E um assunto bem delicado quando se coloca em duvida os verdadeiros sentimentos dos adoradores, ja que nao conhecemos o intimo das pessoas, diante disto eu acredito que o quebrantar e um processo comandado por Deus e nao por homens, e nao e a musica que faz a diferença, e sim o agir de Deus independente do ritmo que se toca ou canta, E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. Lucas 19:4
    Deus abençõe a todos.

    ResponderExcluir
  17. Está correto caro anônimo, quem causa quebrantamento é o Espírito Santo de Deus e não esta ou aquela canção...

    ResponderExcluir
  18. Muito bom, penso da mesma forma lagrimas tem vario sentidos. Nem sempre o choro nas igrejas representara arrependimento ou quebrantamento de coração. Ele o choro pode estar movido de um objetivo não alcansado, uma perda de um bem material e etc... Quebrantamento é reconhecer a grandeza de Deus e permitir que Ele seja o dono e o guia da nossa vida nos entregando totalmente.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o postante que disse que espirito quebrantado é aquele está enfraquecido enfraquecido pelo poder de Deus, esta é uma verdade Biblica. Quando seu espirito está fraco, você reconhece (deve) que só o pode fortalecer, se verdadeiramente se esvaziar de sí mesmo e buscar no Todo Poderoso, renovo para sua vida. Mas o Salmista deixa duas palavras importantes na mesma frase, espirito contrito e coração quebrantado, por que será? Coração contrito é aquele que consegue chegar ao sublime, perfeito e verdadeiro arrependimento, aquele arrependimento que não é emocional a ponte de levar-nos as lágrimas, creio que quando chegamos ao ponto de contritecer nosso coração, nenhuma lágrima sai de nós, se não for o próprio Espirito Santo dentro de nós, chorando de tanta alegria. Coração contrito é aquele que se arrepende a ponto de ter nojo do pecado que cometeu, porque Davi estava assim? Porque Deus atravez do profeta Natã o revelou o tamanho do pecado que cometera! E nós por que temos deixado de pecar? Porque temos medo da sua consequência? Por que nossa benção está chegando e se pecarmos vamos voltar ao final da fila? Aquele que tem o espirito quebrantado e o coração contrito não peca porque AMA A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, assim como Jó reconheceu que quando pecou, o fez primeiramente contra Deus, José fugiu da mulher de potifar porque sábia que ele pecava primeiramente contra Deus e depois ao seu senhor nesta terra. Este sim amava a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo!

    “ O sacrifício aceitável a Deus é o espírito enfraquecido;
    ao coração enfraquecido e transformado não desprezarás, ó Deus.” (51:17)

    Paz seja com todos!!!

    ResponderExcluir
  20. Quebrantamento é como uma semente que precisa ser plantada no chão para morrer.
    É o processo onde Deus começa a quebrar toda a casca exterior da nossa carne, das nossas capacidades naturais, da nossa autoconfiança, a fim de liberar a própria vida do seu Espírito e da sua natureza divina dentro de nós.
    Alguém já deu esta definição de quebrantamento: `É o despedaçamento da vontade própria, de forma que cada reação passe a estar sob o controle do Espírito Santo de Deus´.
    Aqui está uma definição prática de quebrantamento que tem me ajudado: Quebrantamento é nossa resposta de humildade e obediência à convicção do Espírito Santo, ou à revelação da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom CRIS, você está certíssima...

    Bom seria que todos pensassem que a obediencia à Palavra de Deus faz parte desse quebrantamento...

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Eu Peco Peço Perdão
    Mas depois eu fico sensível a presença De DEUS
    Ou em um louvor ou quando eu estou falando de jesus ou em uma ministração

    Eu Estou com Espirito Quebrantado ?

    carlos_silvacr@yahoo.com.br

    Pode mandar pelo email Brigado fica na paz

    ResponderExcluir
  23. Eu Peco Peço Perdão
    Mas depois eu fico sensível a presença De DEUS
    Ou em um louvor ou quando eu estou falando de jesus ou em uma ministração

    Eu Estou com Espirito Quebrantado ?

    carlos_silvacr@yahoo.com.br

    Pode mandar pelo email Brigado fica na paz

    ResponderExcluir
  24. Eu Peco Peço Perdão
    Mas depois eu fico sensível a presença De DEUS
    Ou em um louvor ou quando eu estou falando de jesus ou em uma ministração

    Eu Estou com Espirito Quebrantado ?

    carlos_silvacr@yahoo.com.br

    Pode mandar pelo email Brigado fica na paz

    ResponderExcluir
  25. GLORIA DE DEUS POR ESSA PALAVRA,CORAÇÃO QUEBRANTADO É SÓ MESMO PARA AQUELE QUE VERDADEIRAMENTE SÃO ADORADORES DO SENHOR SEM RESERVAS, HOJE É DIFÍCIL PORQUE O QUE TEM MAIS NA CASA DE DEUS SÃO AQUELES (ENTRE ASPAS)QUE VÃO BUSCAR AS BENÇÃO E NEM PENSAR NO ABENÇOADOR.É SE DESPOJAR DA SUA VONTADE E FAZER A VONTADE DE DEUS. AMÉM.

    ResponderExcluir
  26. meu nome é alice sou evangelica foi 02 vezes a igreja pela manhã e min falarou q eu tenho coração quebrantado

    ResponderExcluir
  27. alice todas as vezes q converso com Deus choro de amor por ele ou se alguem vim a min e fala coisa boa e ruim eu choro deus min revelou q eu estou no colo dele

    ResponderExcluir
  28. Muito bom o post, parabéns cara, continue. abraço

    ResponderExcluir
  29. Vocês falaram sobre "quebrantado", alguém pode tentar definir "coração"? pode me enviar por email? raelbispo@yahoo.com.br

    grato - Deus abençoe

    ResponderExcluir
  30. MEU CORAÇÃO FICA AQUEBRANTADO QUANDO ESCREVO POESIAS LOUVANDO A DEUS.

    ResponderExcluir
  31. ADENIR T SILVA

    MEU CORAÇÃO É AQUEBRANTADO E CONTRITO NAS POESIAS QUE ESCREVO LOUVANDO O SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  32. Muito esclarecedor , gostei muitodo comentário da Cris . Deus abençoe , por clarear o tema abordado , que todos se permitam ofertar a Deus um quebrantado coração . Vân

    ResponderExcluir
  33. "Olá irmãos, a cada dia busco no Senhor entender mais a sua vontade,Entendo eu que Deus não quer minhas lagrimas, nem minhas emoções pois essas são momentaneas e são nada mais nada menos do que puro sentimentos, Deus quer meu coração fazio das ilusões desse mundo e cheio das suas vontades, ex: Ganhar almas para seu reino. Agradem ao senhor com atitudes e com um bom carater e se encham de seu espirito e da sua unção a cada dia. Assim terão cada vez mais uma aliança com o Senhor, tendo assim seu coração verdadeiramente quebrantado e com a certeza de que Deus é o unico senhor da suas vidas independente das palavras ou musicas que usem para adora-lo.

    ResponderExcluir
  34. Paz queridos, eu adorei todo esse debate, acho até que podemos aprender alguma coisa com isso, mas a bíblia diz: Examine o homem a si mesmo... porque tudo que é relacionado a Igreja sempre falamos no nós e nunca no eu, nós não somos termomentros espirituais, para medirmos quem esta quebrantando ou não, não existe uma formula de quebrantamento, ser quebrantado é uma atitude do individuo, é por isso que o texto sagrado diz se me buscardes de todo vosso coração serei achado de vós, não devemos jugar a forma que o cristão expressa esse quebrantamento, alguns expressão chorando outros glorificando, outros em momento de extremo silencio, o quebrantamento pode sim vir através do louvor a palavra diz que o Senhor habita em meio aos louvores, como pode vir através da ministração da palavra, como também ao orarmos, o quebrantamento pode só em olharmos para o seu e vermos o anunciar da gloria de Deus, acho que as vezes para justificarmos o que gostamos em gêneros musicais queremos sempre dizer que outro gênero está errado, o que precisamos em tender que a forma que conseguimos entrar em quebrantamento nunca será igual ao de outra pessoa, até porque O Senhor trabalha em cada vida de maneira diferente, só descubra a sua maneira e se renda aos pés do Senhor, isso é o que importa, o Senhor não está preocupado com o gênero musical, mas com a forma que está o teu coração, a disposição para adorar é que nos levará ao quebrantamento.

    ResponderExcluir
  35. um exemplo vemos em davi depois de cometer um adulterio e um assasinato o seu posicionamento com relacao a DEUS ,tudo depende de arrependimento ele tinha um coracao quebrantado um coracão segundo sua vontade.

    ResponderExcluir
  36. Concordo plenamente comentário da igreja batista família cristã, pois ñ temos como saber o q s passa no intimo de cada um, isso só e possível a Deus, por isso ñ devemos julgar quando achamos q houve quebrantamento ou ñ. A paz de Jesus!

    ResponderExcluir

Somente comentários ofensivos serão moderados. Discordar de mim não é pecado, então discorde à vontade.